Soares antes de ser descoberto era apenas uma mata bruta, isso foi aproximadamente por volta de 1915, quando um caçador vindo do município Dias Coelho que passando por ali que hoje é conhecido como Soares de Baixo, mas não fixou residência seu nome era José Soares. Daí o “porquê” do seu nome provavelmente em homenagem ao seu descobridor.
Seus primeiros habitantes foram: José Macário, Benedito Vasconcelos e Francisco Alves Almeida mais tarde vieram Paulo Oliveira e Gualter Pereira que fixaram residência e se dedicaram ao cultivo da terra e a criação de animais domésticos.
O padre a celebrar a primeira missa na terra Soarense foi Padre Zacarias Matogrosso a missa foi realizada na casa de Gualter Pereira no ano de 1942. Depois a primeira igreja a ser fundada em Soares foi no ano de 1961.
O primeiro sepultamento ocorreu com a crise de 1932, a pior crise que o nordeste já passou, foi uma criança que morreu de fome, logo depois veio a falecer o seu irmão por nome Claudino.
Logo depois pela administração do Dr. Mário Dourado Sobrinho, prefeito de Irecê foi construído o primeiro salão escolar, que teve como primeiro professor Nestor Pereira Borges nascido em América Dourada.
Em 1968 o prefeito Edivaldo Santos Lopes Construiu o mercado municipal, mais conhecido como “mercadão”.
O primeiro homem a ser assassinado foi Sebastião “Bastião”, que foi assassinado com um tiro de espingarda no peito, ele devia um quilo de carne de bode a “Goi”. Na rua da igreja embaixo de um pé de molungu.
Humberto Ferreira Morais (avô de Jaqueline Morais) também foi assassinado. O crime aconteceu no local onde é hoje o supermercado morais cujo, prioritário é filho da vítima Ariobaldo Morais. Tivemos ainda como o 1º farmacêutico o Sr. Jove Seixas.

Fonte: http://wikimapia.org/25732352/pt/Soares-Bahia

Postar um comentário

 
Top